CÚMPLICES

Todos sofremos. Todos choramos. Os sofrimentos não são maiores ou menores. Uma lágrima não queima mais do que a outra. Fomos cúmplices no sofrimento. Cada um à sua maneira, não importa em quantos pedaços a alma se partiu. É sem medida a quantidade de vazio, o oco e o eco. O volume do choro, a …

Maria da Penha

“Ela fugiu Correu a desvairada No fio daquela estrada Escapando do assombro Sua alma era um escombro… E se despiu Pra se livrar das cores De todas as suas dores De tudo o que a feria Não era o que ela queria (não olhe para trás, garotinha você não está sozinha) E se perdeu Na …

Tempo

Com o tempo a gente aprende que não importa qual a cor do cabelo Importa a cor da alma, do espírito, dos sentidos que nos norteiam Com o tempo a gente aprende que não importa se a voz é bonita Importam as palavras que saem da boca, que levam amor e incentivam Com o tempo …

Luto

Se engana quem pensa que a gente enfrenta o luto só quando morre alguém. Quando morre uma esperança, o luto vem. Quando se apaga uma boa lembrança Quando se mata uma espera, também… O luto vem quando os sonhos se despedem e se vão Quando parte o carro, o ônibus ou o avião E quando …

Silêncio

Às vezes, o som do silêncio é insuportável. Mas, por mais difícil que seja de aceitar, o silêncio também é uma resposta. Silencio porque não tenho o que falar. Silencio porque tenho um milhão de coisas a dizer e não sei por onde começar. Silencio porque não me importa. Silencio porque me importa mais do …

Bullying, no tradutor: Assédio moral

Há 30 anos, eu não sabia o significado da expressão. Então, obrigada a você que me apresentou ao bullying num tempo em que esse termo nem existia. E “zoou”, incansável e diariamente, com aquela garotinha tímida e insegura. Obrigada a você por reparar na minha magreza, nos meus óculos e nos meus dentes tortos. Evidenciar …

A saudade não é para qualquer um

Não sei como escrever, ou o que escrever, sobre isso. Porque a frase surgiu, simplesmente, no meio da tarde de uma terça-feira quente, enquanto eu lavava louça e observava as árvores do meu quintal através da janela. Mas isso me fez pensar: porque será que a saudade não é para qualquer um? Acho que é …